DIREITO ADMINISTRATIVO II SEMANA De 1 A 7
Caso Concreto
(OAB-FGV) José, enquanto caminhava pela rua, sofre graves sequelas físicas ao ser atingido por um choque elétrico oriundo de uma rede de transmissão de uma empresa privada que presta serviço de distribuição de energia elétrica. Na ação judicial movida por José, não ficou constatada nenhuma falha no sistema que teria causado o choque, tampouco se verificou a culpa por parte do funcionário responsável pela manutenção dessa rede elétrica local. No entanto, restou comprovado que o choque, realmente, foi produzido pela rede elétrica da empresa de distribuição de energia, conforme relatado no processo.
Diante do caso em questão, discorra sobre a possível responsabilização da empresa privada que presta serviço de distribuição de energia elétrica, bem como um possível direito de regresso contra o funcionário responsável pela manutenção da rede elétrica.
RESPOSTA.
A empresa é pessoa jurídica de direito privado, mas presta serviço publico, portanto ela vai ser responsabilizada, responsabilidade objetiva, cabe ação de indenização, não há como a administração requerer indenização do agente.
O estado não vai se responsabilizar por que ele não estava na condição de agente, não houve conduta de agente do estado houve dano jurídico.
Em razão do fato deve a empresa responder pelos danos causados pelo choque de sua rede de distribuição, uma vez que restou constatado o nexo causal. Art. 37 § 6º da CF.
Questão Objetiva (OAB/Exame Unificado-2010.3) Um policial militar, de nome Norberto, no dia de folga, quando estava na frente da sua casa, de bermuda e sem camisa, discute com um transeunte e acaba desferindo tiros de uma arma antiga, que seu avô lhe dera. Com base no relatado acima, é correto afirmar que o Estado
(A) será responsabilizado, com base na teoria do risco integral.
(B) será responsabilizado, pois Norberto é agente público pertencente a seus quadros. x(C) não será responsabilizado, pois Norberto, apesar de ser agente público, não atuou