Aula 31 08 2012
AULA DO DIA 31/08/2012.
Nota: O trabalho deve ser entregue na sexta-feira dia 31/08/2012 das 19:30hs as 22:00hs.
1 INTRODUÇÃO
1.1 CONCEITO DE PARADIGMAS DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO.
Desde o seu surgimento, o manuseio da computação é baseado em linguagens de programação. Ela permite que sejam construídos aplicativos para automatizar e gerenciar processos nas organizações. Ou seja, sem as linguagens de programação, os computadores não teriam utilidade nenhuma para as pessoas.
Todas as linguagens de programação são formadas por:
_ Tipos de dados que permitem e definem o uso da memória e das informações
_ Um conjunto de instruções, onde cada uma possui uma função bem definida. O uso em conjunto dessas instruções permite a modelagem e construção de processos simples e complexos, além de construir novos tipos de dados;
_ Uma série de regras para a construção dos programas.
Existem várias linguagens de programação de diferentes composições.
Algumas linguagens possuem aplicações afins, outras possuem aplicações bem específicas. Elas são divididas em diversas categorias, conforme sua composição, principalmente às regras que regem o manuseio das mesmas. Estas categorias são chamadas de paradigmas de linguagens de programação.
O objetivo dessa disciplina é estudo comparado dos diversos paradigmas e características das linguagens de programação. Assim os alunos vão conhecer os diversos conceitos e técnicas de programação associados aos principais tipos de linguagens de programação.
DEFINIÇÃO DE PARADIGMA DE LINGUAGEM DE PROGRAMAÇÃO
Um paradigma de linguagem é a metodologia ou visão de construção de programas adotada na implementação da linguagem, a qual influencia diretamente na forma de aprendizado de desenvolvimento de sistemas de informação.
Apesar de haverem diferentes linguagens de programação, elas são agrupadas em poucos grupos de paradigmas. Esta característica é bastante interessante, pois é muito mais