Aula 2 Patricia
1. Sobre as diferentes peculiaridades temáticas e formais que caracterizam a produção literária infantil/juvenil contemporânea, é correto afirmar que a efabulação:
a. Tende a se iniciar de imediato com o motivo principal ou com circunstâncias que levam diretamente à situação problemática.
2. A autora Nelly Novaes Coelho evidencia no livro-texto que as produções destinadas às crianças e jovens contemplam diferentes personagens. Nesse sentido, pode-se compreender que as personagens coletivas ganham representação pelo fato de que:
a. As soluções para os problemas que precisam ser enfrentados no decorrer da efabulação não são dadas, em geral, por uma só personagem, mas resultam da colaboração de todas.
3. A autora Nelly Novaes Coelho esclarece que o ato de narrar está em crescente valorização nas produções literárias destinadas às crianças e aos jovens. Sobre o ato de narrar, pode-se afirmar que:
I. É compreendido como o ato de criar através das palavras.
II.Possibilita demonstrar as situações vividas pelas personagens.
III. Faz-se cada vez mais presente e inconsciente no corpo da narrativa.
IV. É característico por ser uma forma de representar as ações das personagens.
V. É característico por valorizar a linguagem como fator essencial na formação da criança e dos jovens.
Identifique a alternativa que apresenta as afirmativas corretas:
d. I e V estão corretas.
Resposta correta: I e V estão corretas.
4. Sobre o espaço, apontado como variável pela autora Nelly Novaes Coelho, é correto afirmar que:
b. Aparece como simples cenário, situando as personagens ou a efabulação, ou como participante do dinamismo da ação.
Resposta correta: Aparece como simples cenário, situando as personagens ou a efabulação, ou como participante do dinamismo da ação.
5. A autora Nelly Novaes Coelho apresenta linhas ou tendências de criação da literatura infantil/juvenil contemporânea, dentre elas a Linha do Realismo Cotidiano, que se desdobra em Realismo crítico, lúdico,