Aula 1 e 2 direito - ava
Ciências Contábeis – 3°Semestre
AtPS DE CONTABILIDADE GERAL – ETAPAS 1 E 2
Indaiatuba/SP
2013
ETAPA 1 – PASSO 1
1 - A contabilidade é uma ferramenta de extrema importância para toda e qualquer empresa, independentemente de seu porte, tributação ou seguimento de mercado. Podemos defini-la como o estudo e controle do patrimônio das organizações, que oferece aos usuários da empresa (administradores, acionistas, investidores, ECT) informações contábeis de forma estática e analítica, tornando-se um meio de maior confiabilidade durante o processo de tomada de decisões.
2 - Uma empresa que não faz uso das demonstrações financeiras tem probabilidades mínimas de sobreviver no mercado econômico. Desta forma, torna-se indispensável tanto a presença de um contador (não só para apuração de impostos, mas também para que seja feito o controle de toda a movimentação financeira da empresa de forma objetiva simplificada para facilitar a avaliação do desempenho da organização) quanto a de um administrador (para planejar, dirigir, coordenar e controlar métodos para que se obtenha o maior e melhor resultado com o mínimo de recursos utilizados possíveis).
3 - Dentre as profissões que um contador pode exercer, o
O Auditor-Fiscal é simultaneamente um perito tributário e um perito contábil. Sem paralelo em qualquer outra carreira. Há excelentes profissionais tributaristas ou peritos contábeis, mas a reunião competente em uma mesma pessoa, somente na carreira de Auditoria-Fiscal da RFB. Haja vista a complexidade do panorama legislativo tributário brasileiro e as "artimanhas" contábeis perpetradas pelos contribuintes (nem todos, é claro) com o único propósito de lograr o Fisco. Há que ser capaz de "desentranhar" as "arapucas" enredadas pelo corpo contábil e jurídico das empresas, e somente o Auditor-Fiscal tem o "arcabouço" intelectual