AULA 05 Urbaniza O No Per Odo Helen Stico Arquitetura Grega
4231 palavras
17 páginas
11/03/2014Urbanização no Período Helenístico
As cidades da civilização mino-micênica, que floresceram no mar Egeu antes das invasões dóricas, apresentam um caráter completamente diferente das cidades que vimos naqueles grandes impérios orientais. Em primeiro lugar, o traçado destas cidades era muito mais irregular, faltando-lhe completamente as grandes avenidas ou as composições geométricas que observamos nas cidades da planície. A explicação evidente reside no fato de as cidades do mar
Egeu terem sido construídas em locais muito mais acidentados, onde era necessária uma adaptação à topografia do terreno.
No Egito e em toda a Antiguidade pré-clássica tanto o homem quanto as coisas que o cercavam eram considerados como seres naturais que formavam parte do cosmos e aos quais se aplicavam de modo genérico as concepções cósmicas, atendendo mais a critérios e tradições religiosas do que a estudos filosóficos e científicos.
Já na Grécia clássica do século V a.C. a consideração filosófica muda de orientação na passagem do mythos ao logos se deixam de lado os problemas divinos e se foca no homem e no humano. Por isso, apesar da filiação da cultura clássica à egípcia, o arquiteto grego já não será nenhuma daquelas coisas que era seu homologo egípcio, mas centrara sua tenção na arquitetura, considerando-a como um território próprio separado dos demais. E desde a Grécia ate nossos dias, a arquitetura e urbanismo será um problema especifico, com um território e com um caráter que, entendidos como categorias permanentes, lhe permitem se autolimitar e estabelecer leis próprias.
CIVILIZAÇÕES PRÉ-HELÊNICAS
Cretense, Anatólia, Troiana e Micênica.
Período Helenístico
Formação da Pólis Grega
1
11/03/2014
O espaço principal é o centro – que se forma a partir do santuário.
Em volta do santuário situa-se a ágora – praça –, com edifícios de funções administrativas e jurídicas. A necessidade de defesa conduz ao envolvimento da cidade por muralhas.
Atenas - séc. V-IVaC
Os