Aula 05 Processador
Processador
Um microprocessador é um circuito integrado construído numa fina peça de silício. Contém milhares, ou mesmo milhões, de transistores, que estão interligados por superfinos traços de alumínio. Os transistores trabalham em conjunto armazenando e manipulando dados de forma a que o microprocessador possa executar uma vasta variedade de funções úteis.
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Processador
A evolução tem sido um fator constante no mundo dos microprocessadores. Poderemos constatar este fato, verificando que o primeiro microprocessador da Intel, o 4004, introduzido em 1971 continha 2300 transistores. Um dos mais recente processadores da Intel, o Core i7 tem 731 milhões deles.
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Processador
A aplicação dos microprocessadores não está restrita aos PCs. Eles também são utilizados para dar "inteligência" a aparelhos que usamos no nosso dia a dia. Utilizando microprocessadores é possível adicionar funcionalidades aos nossos aparelhos domésticos, como por exemplo, realizar uma rediscagem automática em nosso telefone, desligar automaticamente um termostato de aquecimento, aumentar a segurança dos automóveis. INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Processador
O processador é o responsável por executar as instruções que formam os programas. Quanto mais rápido o processador executar essas instruções, mais rápida será a execução dos programas. É um dos componentes mais importantes do computador.
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Processador
A decisão por qual processador comprar não faz muita diferença, exceto pela diferença de preço, onde os processadores AMD são mais baratos que os processadores INTEL, porém ambas as empresas possuem padrões equivalentes de qualidade e tecnologia.
INTRODUÇÃO AO PROCESSAMENTO DE DADOS
Processador
Outra decisão a ser tomada diz respeito à aplicação do computador. É preciso definir se o
PC terá uma configuração simples, (escritórios,
lojas,