Aula 02 ESTAT STICA DESCRITIVA FUNDAMENTOS
Descrição de Dados e Tabelas
De posse de um conjunto de dados, o primeiro passo em sua análise é descobrir o que eles dizem. A análise de dados será o objetivo de estudo; começamos com gráficos e tabelas, que são ferramentas importantes na visualização dos dados.
1.1 Pesquisa estatística – conceitos básicos
População e amostra
Estatística é a ciência da aprendizagem a partir dos dados. Em geral, fazemos levantamentos de dados para estudar e compreender características de uma população.
Um grande banco, querendo lançar um novo
Exemplos
produto, precisa conhecer o perfil
socioeconômico dos seus clientes e, neste caso, a população de interesse é formada pelos clientes de todas as agências do banco.
A Federação das Industrias do Estado do Rio de
Janeiro – FIRJAN – mede o grau de confiança dos empresários industriais através de uma pesquisa junto às industrias, sendo a população de interesse, aqui, o conjunto das empresas industriais do estado do Rio de Janeiro.
Com esses dois exemplos apenas, já podemos ver
que o conceito de população de uma pesquisa estatística é mais amplo, não se restringindo a seres humanos; ela é definida exatamente a partir dos objetos da pesquisa.
Definição
População é o conjunto de elementos para os quais se deseja estudar determinada(s) característica(s). Amostra é um subconjunto da população.
1.1.2 Variáveis qualitativa e quantitativa
Nas pesquisas estatísticas, as características sobre as quais queremos obter informação são chamadas variáveis.
Definição
Variáveis características população.
qualitativas de elementos
descrevem de uma
Variáveis quantitativas medem características de elementos de uma população.
Definição
Variáveis quantitativas discretas assumem valores pertencentes a um conjunto enumerável; em geral, resultam de processos de contagem.
Variáveis quantitativas contínuas assumem valores percentes a um intervalo de números reais; em geral, resultam de processos de