Aula 01 Cal Leitura complementar
da Cal
Negócios
Publicação da Associação
Brasileira dos
Produtores de Cal
Ano XXVI - Nº 81 - Junho de 2003
FERNANDO GOMES
www.abpc.org.br
Cal hidratada para argamassas
Nova norma valoriza o consumidor
Os requisitos de qualidade estabelecidos na nova NBR 7175 para a cal hidratada usada na construção civil atribuem ao produto alto grau de confiabilidade e vida longa para os revestimentos. Página 6
Entrevista com o professor Vanderley
John sobre os problemas com revestimentos.
Página 3.
Programa Setorial da Qualidade da Cal triplicou nos últimos três anos.
Página 10.
Editorial
Novos desafios para o PBQP-H.
Os bons sinais de Brasília
Boas notícias chegam de Brasília: o
Programa Brasileiro de Qualidade e
Produtividade do Habitat (PBQP-H) terá continuidade no governo do
Presidente Luis Inácio Lula da Silva.
A esta altura da nova administração, não se poderia esperar outra coisa do governo, uma vez que ele já havia dado amplas demonstrações de que pretendia manter as boas políticas da gestão anterior – e o PBQP-H é uma delas.
Trata-se de um fato extremamente positivo na política nacional, uma vez que, tradicionalmente, os novos governos costumavam renegar tudo o que os anteriores haviam realizado. Segundo o Secretário
Nacional da Habitação do Ministério das Cidades, Jorge Hereda, o PBQPH é uma ação importante que deve ser prestigiada e melhorada. O objetivo do novo governo é revisálo e direcioná-lo para que sirva de instrumento de combate à exclusão social, garantindo a construção de residências duráveis e de qualidade, especialmente para as camadas de baixa renda.
Criado em 1998, o PBQP-H está focado na garantia da qualidade na construção civil. Em torno dele estão articulados importantes setores da área de materiais de construção: cimento, cal, argamassas, louças sanitárias, metais, cerâmicas.
Seu modus operandi é amplo: busca irradiar por toda a cadeia produtiva
da construção civil, o conceito de qualidade, que garante a durabilidade da