auguste comte
Trabalho realizado por:
Ana Mineiro nº4
Inês Silva nº14
Diogo Teles nº27
Biografia
Isidore Auguste Marie François Xavier Comte nasceu a 19 de janeiro de 1798 em Montpellier, França e faleceu em Paris, 5 de setembro de 1857.
Foi um filósofo francês, fundador da Sociologia e do Positivismo, trabalhou intensamente na criação de uma filosofia positiva.
Aos 16 anos de idade com interesse pelas ciências naturais, foi estudar para a Escola politécnica de Paris, onde foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, Henri de Saint-Simon foi um filósofo e economista francês, um dos fundadores do socialismo moderno e teórico do socialismo utópico.
Separou-se dele por discordar das ideias dele sobre as relações entre a ciência e a reorganização da sociedade.
Em 1826 iniciou a redação de Curso de filosofia positiva que só acabou passado 12 anos.
Acabou por perder o emprego de examinador de admissão à Escola Politécnica por criticar a corporação universitária francesa. Mas depressa começou a ser ajudado por admiradores, como o pensador inglês John Stuart Mill.
Separou-se de Caroline Massin, após 17 anos de casamento. Em 1845 apaixonou-se por Clotilde de Vaux, que acabaria por morrer no ano seguinte por tuberculose.
Redigiu o Sistema de política positiva entre 1851 e 1854.
Publicou o primeiro volume de Síntese Subjetiva em 1856, projetada para serem quatro volumes, cada um a tratar de questões específicas das sociedades humanas: lógica, indústria, pedagogia, psicologia, mas não acabou as obras porque faleceu, faleceu possivelmente de cancro não se sabe ao certo.
Vida e pensamento
Comte viveu num período de crises e desordens sociais, provocadas pelas revoluções da época (Francesa e Industrial) o que influenciou muito o seu pensamento. Segundo Comte só existia uma sociedade na medida em que os seus membros partilhavam de um corpo de pensamento e sentimentos coerentemente construídos, o que