auguste comte
O presente trabalho é sobre Auguste Comte , mais concretamente seu papel na sociologia, vida e obras.
Tem como objetivo um melhor conhecimento sobre como o positivismo representava o coroamento do progresso da humanidade.
Isidore Auguste Marie François Xavier Conte, nasceu em 19 de Janeiro de 1798 na cidade de Montpellier na França.
Aos dezesseis anos de idade, em 1814, com interesse pelas ciências naturais, conjugado às questões históricas e sociais, ingressou na Escola Politécnica de Paris. No período de 1817-1824 foi secretário do conde Henri de Saint-Simon, expoente do socialismo utópico. São dessa época algumas fórmulas fundamentais:
"Tudo é relativo, eis o único princípio absoluto" (1819) e "Todas as concepções humanas passam por três estágios sucessivos - teológicos metafísicos e positivos -, com uma velocidade proporcional à velocidade dos fenômenos correspondentes" (1822) "lei dos três estados".
Considerado pai da Sociologia criou a corrente filosófica, política e científica conhecida como Positivismo, onde teve grande influência no Brasil em meados do século XIX, Comte afirmava que a sociedade funciona como um organismo vivo, no qual cada parte tem uma função especifica, contribuindo para o funcionamento do todo.
Dedicou seus estudos a Filosofia Positivista e fez grandes colaborações para o desenvolvimento da filosofia humanista. O positivismo representava o coroamento do progresso da humanidade, para ele existiam na historia três estados, o teológico, metafisico e positivo. Também distinguia as ciências em abstratas e concretas.
Ele viveu em uma época que predominava o despotismo e revoluções diversas. Tal fato causou descontentamento popular e crise dos valores tradicionais. A partir disso, Comte definiu aquilo que era realidade, possibilitando a criação de leis naturais para orientar os homens de como agir na modificação da natureza.
Foi influenciado pelas teorias de Condorcet (1743-1794),