Auditoria
Envio de numerário e/ou cheques referente ao adiantamentos de pedidos pelo correio.
Criação de conta bancária para o depósito de adiantamento de pedidos.
Não há rotina nem treinamento aos vendedores viajantes para inclusão de observações referente a adiantamento no próprio corpo do pedido.
2) Os cadastros não poderiam ser revisados pelo gerente de vendas, deveria ser revisado pelo departamento financeiro ou contabilidade.
3) Deveria haver outro encarregado para a conferência das emissões das faturas diariamente.
4) Nada a comentar.
5) Por ser uma nota fatura deveria na primeira via da mesma haver um canhoto destacável com a informação do cliente, valor total da nota, vencimento, número do documento e um espaço para o cliente destinatário assinar, colocar a data e o carimbo da empresa fazendo assim o reconhecimento da entrega das mercadorias e que o seu pedido está de acordo com as mercadoria recebidas.
6) O responsável pelo almoxarifado - expedição deveria encaminhar a 5° via ao setor de contas a receber para fazer o lançamento nos controles de contas a receber e posterior controle deste. Deveria ser mencionado se a 4° via deveria ser enviada para a contabilidade.
7) Deveria as duplicatas serem enviadas ao banco para cobrança ou desconto por intermédio do setor financeiro ou contas a receber sem o intermédio do comercial.
8) As vendas a vista por irrelevantes que sejam não podem ser efetuadas por empregados sem treinamento (vendedor interno) e função estabelecida, tão pouco num balcão existente no almoxarifado.
Sobre as notas de crédito a empresa deveria cobrar do cliente uma nota de devolução com uma duplicata a pagar ou um número de conta bancária para efetuar a liquidação do crédito.
9) O setor de crédito e cobrança deveria fazer o controle mensal das pendências a receber juntamente com as duplicatas em carteira.
10) Retirar as duplicatas em