Auditoria
CONCEITUAÇÃO
1.1 Conceito Geral Auditoria é em um exame cuidadoso, sistemático e independente das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, cujo objetivo é averiguar se elas estão de acordo com as disposições planejadas e/ou estabelecidas previamente, se foram implementadas com eficácia e se estão adequadas (em conformidade) à consecução dos objetivos. O auditor avalia se os critérios estabelecidos estão sendo ou não atendidos e procura identificar as deficiências nas entidades ( se houver).
1.2 Auditoria Interna Com o aumento da complexidade das operações de uma empresa, aumentou a necessidade de normas e procedimentos internos (controles internos); Daí surge a Auditoria Interna, que tem como objetivo macro prestar ajuda à Administração, possibilitando-lhe o conhecimento da forma como desenvolve suas atividades, oferecendo condições para um desempenho adequado de suas obrigações, proporcionando análise, apreciações, recomendações e comentários objetivos e/ou convenientes acerca das atividades investigadas. São atividades básicas da Auditoria Interna:
← Revisar e avaliar a eficácia, suficiência e aplicação dos controles contábeis, financeiros e operacionais; ← Determinar o grau de confiança das informações contábeis e de outras naturezas. ← Observar normas internas e legislação pertinente. ← Avaliar a qualidade alcançada na execução de tarefas determinadas para o cumprimento das respectivas responsabilidades.
1.2.1 O Auditor Interno
O auditor interno verifica se as normas internas vem sendo seguidas e é funcionário da empresa, mas como executa auditoria contábil e operacional, deve ter certa independência dentro da entidade. Se for subordinado ao departamento contábil ou administrativo, pode sofrer pressões quando da execução de seus trabalhos. Assim, para ter o maior grau possível de independência, deveria ser subordinado à presidência da empresa. Em empresas de grande porte, existe um