Teoria das relações humanas
Resumo
Este artigo trata da necessidade da administração das pessoas nas empresas contemporâneas. A partir do estudo das teorias da administração, o trabalho aborda a importância da valorização das pessoas envolvidas em uma organização. No intuito de gerar e manter motivação no ambiente organizacional é necessário desenvolver atributos relacionados à comunicação, ao relacionamento interpessoal, à motivação e a auto-estima. O trabalho em equipe é notavelmente uma das principais características das atuais gestões, e para atingir o sucesso é preciso investir na administração de recursos humanos, sendo essa uma especialidade que surgiu com o crescimento das organizações e com a complexidade das tarefas organizacionais.
Introdução
As organizações são feitas de pessoas. Ainda que isto pareça óbvio e simplista, é importante devido a complexidade dos relacionamentos sociais e da diversidade dos seres humanos.
Nas organizações nunca se falou tanto sobre a necessidade de trabalhar em equipes, entretanto, percebe-se o individualismo das pessoas. Assim há um paradoxo: de um lado a individualidade de cada pessoa e, de outro, o desenvolvimento dos grupos.
O mundo encontra-se na pós-modernidade. As teorias da administração deram suporte para a evolução de novos paradigmas para os gestores, estes pautados pelas necessidades do mercado, bem como, pelas realidades dos contextos organizacionais, que evoluiu através dos tempos. As mudanças são a estabilidade atual e as organizações buscam novos modelos para gerenciar as pessoas que dela fazem parte e que interagem no trabalho. Atualmente, as organizações investem na qualidade dos diferentes processos de gestão, pois as mudanças de ordem mundial estão a exigir também a resignificação das formas de relacionamento interpessoal no contexto organizacional.
1. Revisão Teórica
A Teoria Clássica da Administração foi baseada nas idéias de Frederick Wislow Taylor e Henri Fayol. De fato