Auditoria
A auditoria começou a crescer após o desenvolvimento familiar que ocorreu depois da revolução industrial, onde as empresas iniciaram a buscar novos mercados, competindo por espaço. Consequentemente, foi preciso rever as formas de controle das empresa, visando a redução dos custos.
O controle e a adequada utilização das normas e procedimentos contábeis se tornaram fundamentais para um bom desempenho econômico das empresas.
Com a evolução do sistema capitalista, foi que existiu a necessidade do trabalho de auditoria. Antigamente as empresas eram mais fechadas e familiares, com o passar do tempo isso foi mudando por conta da evolução econômica algumas empresas que precisaram obter recursos de terceiros, geralmente investidores.
Hoje em dia, com as alterações intensas no cenário econômico mundial muitas organizações teve que mudar seu modelo administrativo, adotando novas metodologias e procedimentos de trabalho que ofereçam aos investidores a possibilidade de conhecer sua posição patrimonial e financeira. Dentre as ferramentas que se destacam nesse novo cenário administrativo, a auditoria tem papel relevante, fornecendo aos seus usuários segurança e controle sobre o patrimônio das empresas.
Origem e evolução da auditoria no Brasil.
A auditoria no Brasil não tem a mesma importância que nem nos países desenvolvidos economicamente, características culturais e a legislação deficiente dificultam as atividades de auditoria em nosso país.
A auditoria é uma atividade relativamente nova no Brasil, anda no estágio embrionário em termos de técnicas, haja vista que as legislações específicas brasileiras vêm abordando superficialmente o assunto, sem definir de forma clara e precisa os procedimentos que os profissionais da área deveriam adotar por ocasião das auditorias das demonstrações financeiras. Essas normas são de fundamental importância, na medida em que fixam limites nítidos de responsabilidade e dão orientação útil quanto ao comportamento do auditor