Auditoria
1. NOTA INTRODUTÓRIA
A SUMOL+COMPAL, S.A. (“S+C” ou “Empresa”) tem como actividade principal a produção e comercialização de refrigerantes e sumos de frutas. A Empresa tem sede na Estrada da Portela, n.º 9, em Carnaxide, e foi constituída em 26 de Janeiro de 1970.
No período findo em 31 de Dezembro de 2008, a estrutura da Empresa modificou-se substancialmente por via da aquisição, ao Grupo Caixa Geral de Depósitos, dos restantes 80% do capital representativo do anterior Grupo Compal (a Empresa já detinha os outros 20%). A Nota 3 contém informação mais detalhada sobre as várias fases da operação de concentração empresarial do anterior Grupo Compal no igualmente anterior Grupo Sumol (ambos deram origem ao actual Grupo SUMOL+COMPAL), recomendando-se a leitura prévia daquela nota para uma melhor compreensão do conteúdo das demonstrações financeiras da Empresa no período findo em 31 de Dezembro de 2009.
As demonstrações financeiras anexas são apresentadas em euro (moeda funcional), por esta ser a divisa preferencialmente utilizada no ambiente económico em que a Empresa opera.
2. BASES DE APRESENTAÇÃO
As bases de apresentação na preparação das demonstrações financeiras anexas foram as seguintes:
Referencial de relato
No âmbito do disposto no Regulamento (CE) n.º 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho de 19 de Julho, na sua regulamentação para a legislação portuguesa através do Decreto-Lei n.º 35/2005, de 17 de Fevereiro, as demonstrações financeiras consolidadas da Empresa foram preparadas de acordo com as Normas Internacionais de Relato Financeiro ("IAS/IFRS") conforme endossadas pela União Europeia (UE) a partir do exercício de 2005. As IAS/IFRS incluem os standards emitidos pelo International Accounting Standards Board ("IASB"), bem como as interpretações emitidas pelo International