Auditoria
I. CONCEITO AUDITORIA
De acordo com o dicionário a auditoria priberam, a palavra auditoria significa “análise e avaliação do estado contábil de uma empresa ou instituição feita por um especialista em assuntos financeiros e econômicos”.
Portanto de um sentido lato e menos complicado pode-se inferir que a auditoria é o exame, a conferência, verificação, análise ou avaliação minuciosa de um resultado financeiro/econômico de uma determinada empresa ou setor, realizados por um perito interno ou externo.
A implantação de uma auditoria dentro de uma organização trará um processo de obtenção de avaliação e ações de cunho econômicos, legais, operacionais e de responsabilidades, com critérios e comunicações aos usuários interessados. Tendo procedimentos com objetivo de avaliar a legalidade e legitimidade da gestão contábil, financeira, orçamentária e recursos utilizados pela administração da empresa.
São as diversas causas que conduzem as empresas a servir-se de especialistas de auditoria. O trabalho do auditor é o fruto do trabalho permanente de aperfeiçoamento dos mecanismos fiscalização, uniformização dos controles, métodos e procedimentos para adequação de técnicas mais operacionais e práticas no controle financeiro e econômico dentro da empresa. Além disto, também tem o objetivo de auxiliar e esclarecer pontos duvidosos do processo não esclarecidos, de forma imparcial sem intenções pessoais.
De maneira geral a lida do auditor pode ser dividida em dois grandes conjuntos. O grupo de auditoria interna e externa.
INTERNA
Segundo Lins (2012, p. 4-9) a auditoria interna é condução das atividades periciadas por funcionários da própria empresa. Tendo como principal função salvaguardar os ativos da empresa a apontar nos seus exames de forma imparcial/justa das não conformidades e falhas da operação. Possibilitando assim maior confiabilidade nas informações geradas e prevenções futuras.
Em razão disto, o autor aponta que é necessário