AUDITORIA
1- O que é Auditoria?
A auditoria é definida como uma análise sistematizada das demonstrações financeiras de uma empresa (entidade), preparadas de acordo com os registos contabilísticos da entidade, com o objetivo de expressar uma opinião sobre a posição financeira da empresa (entidade). Complementarmente é efetuada uma apreciação da organização contabilística e da adequação do sistema de controlo interno.
2- Quais os objetivos da auditoria?
Na auditoria interna, o principal objetivo é o de emitir relatórios Complementarmente, lembrando que, existem além da auditoria interna e externa, outras ramificações da auditoria e seus objetivos, como por exemplo: que examinam através de exames, a integridade, adequação e eficácia dos controles internos e das informações físicas, contábeis, financeiras e operacionais da entidade. Na auditoria externa, o principal objetivo é o de emitir uma opinião sobre as demonstrações contábeis da organização em relação aos Princípios Fundamentais de Contabilidade, Normas Brasileiras de Contabilidade e demais legislações aplicáveis no Brasil.
3- Quais as empresas são obrigadas a passar por auditorias?
A legislação determina a obrigatoriedade da auditoria externa para empresas quetêm capital aberto, atividades reguladas ou faturamento acima de R$ 300 milhões ou patrimônio maior que R$ 240 milhões. Mas no geral as companhias do último grupo que são enquadradas na lei por faturamento ou patrimônio não seguem a norma, a maioria por desconhecimento.
4- Como é caracterizada a auditoria independente?
Também conhecida como auditora externa a auditoria independente é uma atividade que utiliza procedimentos técnicos específicos tendo a finalidade de atestar a adequação de um ato ou fato com o fim de imprimir-lhe características de confiabilidade.
5- Quem pode exercer a função de auditor independente?
Para atuar como auditor independente, o profissional precisa ser