Auditoria
Quando se inicia uma organização ou quando o negócio já está em andamento, independente do porte da empresa, além de procurar obter lucro e desenvolvimento, o administrador busca a expansão do negócio, e para que isso ocorra não é suficiente apenas uma boa estrutura física ou uma boa localização do empreendimento. Para o sucesso é preciso que haja controle, principalmente dos estoques que é um dos maiores ativos da empresa. Desta forma demonstra a importância da Auditoria de Estoques.
A Auditoria de estoques vem em busca de verificar, controlar e encontrar possíveis erros, analisando e comprovando a existência do físico em relação ao estoque lançado no sistema contábil da organização.
Para toda e qualquer organização que deseja alcançar crescimento e sucesso, é imprescindível o controle, a Auditoria de estoques serve para atender as necessidades da empresa no sentido de um planejamento e organização dos dados reais perante os alimentados no sistema, como também de itens obsoletos e danificados, além de poder averiguar a existência de erros propositais, como fraudes e roubos.
Com a Auditoria de estoques em pleno funcionamento e sendo realizada por profissionais realmente empenhados, a organização tende a obter mais lucros e produtividade, conseguindo estoques mais enxutos e as compras de produtos e materiais feitas dentro da realidade da organização, evitando compras desnecessárias e prejuízos em geral.
Esta pesquisa tem como ponto principal mostrar o correto funcionamento da Auditoria de estoques dentro de uma organização, seus objetivos e que um bom planejamento resulta em um grande sucesso do negócio.
1.1 CONTEXTUALIZAÇÃO
O planejamento da auditoria de estoque está baseado na exatidão dos valores registrados na conta estoques e na adequação do controle interno, além da certeza da existência física. Deve-se verificar se são apropriados para a finalidade da organização, e verificar também se os critérios de avaliação estão de comum acordo