Auditoria
Problemática – Qual a importância da auditoria nas empresas, quando da obrigatoriedade?
Objetivo geral – Apresentar de forma clara e objetiva qual o objetivo da auditoria independente nas empresas, forma de aplicação e quando da obrigação de tal trabalho.
Objetivo específico – A auditoria é um dos ramos da contabilidade que tem por objetivo principal examinar e certificar que contas, livros, comprovantes e outros registros financeiros de uma empresa estejam registrados e apresentados de forma correta e confiável por parte de seus utilizadores nas demonstrações contábeis.
Segundo HOLMES (1956) a auditoria é o exame de demonstrações e registros administrativos. O auditor observa a exatidão, integridade e autencidade de tais demonstrações, registros e documentos. ( HOLMES, arthur W. Auditing, principles and procedura, Homewood, R.D. Irwin, Inc. 4ª ed., p.1, 1956)
Conceituação e Disposições Gerais
Segundo a NBC T 11 – Normas de auditoria independente das demonstrações contábeis, a auditoria das demonstrações contábeis constitui o conjunto de procedimentos técnicos que tem por objetivo a emissão de parecer sobre a sua adequação, consoante os Princípios Fundamentais de Contabilidade e as Normas Brasileiras de Contabilidade e, no que for pertinente, a legislação específica.
Para FLORENTINO (1988 pág. 141) a auditoria contábil é um sistema permanente de atividades especializadas exercidas em uma entidade, compreendendo: o conhecimento das leis, normas ou costumes que regem as atividades da entidade; a observação dos controles internos mantidos pela entidade; o exame dos registros contábeis e dos documentos de suas operações; a verificação física dos bens ou valores da entidade; confirmação dos débitos e créditos de terceiros que transacionam com a entidade.
Procedimentos de auditoria
Os procedimentos de auditoria são o conjunto de técnicas que permitem ao auditor obter evidências ou provas suficientes e adequadas para