Auditoria
Engajar os colaboradores na busca dos objetivos de negócios da organização; fazer com que estes entendam a importância de se atingir metas e se possível, superá-las para obter bons resultados. Estas são as principais finalidades do Programa Desafio da Xerox, uma proposta de incentivo, criada desde 1991 e que já chegou a render cerca de 2,5 salários para cada funcionário. Segundo Denise Viana, Gerente de Compensação Total da Xerox, antes do Desafio, existia um programa de bônus cujo público alvo era apenas gerentes e funções acima desta. No entanto, esse segmento de beneficiados tinha o desejo de compartilhar o bônus com seus subordinados, pois reconheciam que os demais trabalhadores eram os responsáveis por "fazer" este resultado.
- O Programa Desafio surgiu também com a finalidade de reconhecer todos os empregados que atuam na empresa, mesmo aqueles que não estão ligados às vendas, comenta Viana.
Todos os funcionários da empresa são beneficiados pela iniciativa, exceto o Comitê Executivo que participa de um Programa de Participação nos Resultados diferente e que possui metas definidas pela Xerox Corporation. O funcionamento do programa é simples e bem direcionado. No início de cada ano, por exemplo, a empresa determina fatores de medição, estabelece metas, revisa regras e publica um livreto que é entregue a cada funcionário. Esta publicação divulga e explica as regras do programa, as metas e os valores de pagamento que são estabelecidos em números de salários do empregado. Vale ressaltar que o material entregue aos funcionários, bem como toda a campanha de comunicação da Xerox, é feita pela Gerência de Comunicação Interna e Endomarketing que se utiliza de algumas agências prestadoras de serviços.
"Caso as metas estabelecidas não sejam atendidas, nada será pago", explica Denise Viana. Em 2001, a empresa considerou como fatores de medição o volume de vendas, margem de receita, inventário, satisfação de clientes,