Auditoria
I – Competência Legal
1 – Graduação em Ciências Contábeis
2 – Registro no Conselho Regional de Contabilidade (CRC)
3 – Registro no CNAI – Cadastro Nacional de Auditores Independentes
Exame de Qualificação Técnica
O Exame de Qualificação Técnica é o principal requisito para ingresso no Cadastro Nacional de Auditores Independentes (CNAI) do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e também, é exigência da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), para todos os que desejarem obter registro naquele órgão para atuar em Auditoria Independente no âmbito do Mercado de Capitais.
O Exame de Qualificação Técnica para registro no Cadstro Nacional de Auditores Independentes (CNAI( do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), Instituído pela NBC P 5 (atualmente resolução CFC nº 1.077, de 25/08/2006), é um dos requisitos para a inscrição do Contador no CNAI, com vistas à atuação na área da Auditoria Independente.
O projeto é desenvolvido pela Vice-presidência de Desenvolvimento Profissional do Conselho Federal de Contabilidade (CFC) e inciou-se devido a uma preocupação do CFC em elevar o nível técnico e científico do contador brasileiro da área da Auditoria Independente, considerando o disposto na Instrução da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) nº 308, de 14 de maio de 1999 e na Resolução nº 3.198, de 27 de maio de 2.004, do Banco Central do Brasil.
O objetivo deste projeto é estimular o aperfeiçoamento do contador na execução do trabalho a ser desenvolvido na área de Auditoria Independente. Para isso, o Exame tornou-se um dos requisitos para a inscrição do contador que pretende atuar no mercado de valores mobiliários.
O Exame é administrado por uma comissão formada por contadores indicados pelo próprio CFC e pelo IBRACON – Instituto dos Auditores independentes do Brasil.
Fonte: site do CFC
4 – Registro na CVM – Comissão de Valores Mobiliários
Devem estar registrados na CVM, os