AUDITORIA
A auditoria Contábil tem como levantamento estudo sistemático das transações, ela associa-se a um conjunto de normas internas e externas, e tem por meio de técnicas e teste a situação econômica e financeira das entidades.
A história mostra auditoria e contabilidade como uma ciência social que caminham juntos desde seu surgimento que tem por objetivo o controle do patrimonial das entidades utilizando técnicas contábeis para atingir resultados metas e objetivos.
A auditoria contábil garante por meio de técnicas e testes demonstrar a avaliar os processos sistematizados, seguindo regras do CFC.
A evolução da auditoria contábil começou no final do sec. XIX, na Inglaterra, Holanda e Estados Unidos, um dos principais fatos da evolução foram:
Controle de gastos públicos;
Aparecimento das grandes organizações transnacionais;
Imposto de renda apurados em balanços;
Participação acionaria de capital das empresas;
Complexidade dos negócios;
Pratica financeira da economia de mercado;
Informações contábeis verídicas;
Complexidade dos sistemas contábeis;
Desenvolvimento e implantação de sistemas de controle internos;
O Auditor Contábil tinha a função de examinar o sistema de controles internos, tinha com finalidade de verificar e manter registros, exatos, proteger os ativos e elaborar relatórios, para verificar se os sistemas contábil esta funcionando de acordo com o planejamento para comprovar os dados nas demonstrações contábeis.
Formas de Auditoria
A realização de auditorias nas empresas e importante sob a perspectiva da riqueza patrimonial, dando maior aos administradores, proprietários, fisco, financiadores no sentido da integridade do valor.
A abordagem da auditoria quanto ao desenvolvimento é:
Geral: onde abrange todas as unidades operacionais exigindo exame integral ou por amostragens, essa forma de auditoria pode atender varias finalidades como: cautelar interesse de investidores e acionistas, controle de