Auditoria
Ana Cássia Rodrigues
Auditoria Contábil
Resumo
Auditoria interna como ferramenta de melhoria dos controles internos de uma organização
CONTROLE INTERNO
O surgimento do controle interno é proveniente da necessidade de cobrir as fragilidades mais comuns no dia-a-dia das organizações. Existem diversas definições de controle interno dos dias de hoje, pois se trata de um assunto abrangente e diferenciado dentro de cada organização.
Colocando todas as definições dentro de uma só perspectiva: o conceito, a interpretação e a importância do controle interno envolvem imensa gama de procedimentos e práticas que em conjunto, possibilita a consecução de determinado fim, ou seja, controlar.
Objetivo e Finalidade
Os objetivos podem ser aplicados no sistema contábil e financeiro, e instituídos em outras áreas da empresa, como a administração, produção, manutenção e expedição. Outros objetivos Podem ser levantados, mas todos eles podem ser resumidos num só: proteger o patrimônio da empresa.
Categorias de Controle
Controles administrativos são procedimentos e os métodos que dizem respeito às operações de uma empresa e às suas políticas, diretrizes e relatórios; relacionam-se apenas indiretamente com as demonstrações financeiras.
Controles Contábeis são procedimentos e plano de organização pertinente à proteção do ativo da empresa e garantia de que as contas e os relatórios financeiros são merecedores de confiança.
Natureza dos Controles
O sistema de controle interno de uma empresa visa sempre possibilitar a prevenção e detecção de erros e fraudes que tragam prejuízos ou afetem a qualidade da informação fornecida para que a administração tome decisões. Os controles podem ser detectivos ou preventivos.
Controle de Prevenção: São aqueles destinados a impedir erros ou anormalidades durante o processamento. Evitando que erros ocorram e o custo para corrigi-los. Esses controles são mais eficientes e menos caros do que