Auditoria
Este trabalho ressalta a importância do sistemade controle interno nas empresas, os métodos utilizados para maior confiabilidade, fidelidade e qualidade dos dados contábeis, protegendo assim seus ativos e garantindo a eficácia e boa aplicação das politicas administrativas previstas.
Os problemas de controle interno estão em todas as áreas das empresas, como vendas, fabricação, compras, etc. sendo seu controle de fundamental importância objetivando resultados mais favoráveis com menores desperdícios, pois quanto maior o controle mais segurança para o trabalho.
O controle interno refere-se aos procedimentos e a organização adotados pela empresa, para exercer um trabalho de qualidade e ter um bom conhecimento do seu negocio. O auditor deve sempre avaliar seu sistema de controle interno, a fim de determinar a natureza, época e extensão dos procedimentos adotados.
Avaliação do controle interno
A avaliação dos sistemas é o registro dos métodos e procedimentos utilizados na empresa auditada.
O auditor independente executa os seguintes passos na avaliação do controle: levanta o sistema de controle; verifica se o sistema levantado é o que está sendo seguido na prática; avalia a possibilidade de o sistema revelar de imediato erros e irregularidades; determina o tipo, data e volume dos procedimentos de auditoria.
O auditor está interessados a valores, referentes a erros e irregularidades, que afetam as demonstrações financeiras, o sistema interno serve como uma peneira para detectar esses erros, a fim de evitar que os mesmos passem despercebidos diminuindo consideravelmente situações de fraude, suborno e desfalques, as quais são irregularidades mais comuns dentro de uma organização.
Para que isso não ocorra algumas atitudes são tomadas, como a concentração das funções gerenciais nas mãos de poucos funcionários, na área financeiras de contas a pagar e receber recomenda se a verificação periódica dos números das contas correntes dos funcionários a fim de