Auditoria
Assim a auditoria é uma técnica de que se utiliza a contabilidade, da qual é parte, com objeto e finalidade bem definidos para validá-la através da confirmação da correção dos registros dos fatos econômicos, apresentando-se como fidedigna ao leitor de seu parecer relativamente aos resultados demonstrados em seus aspectos relevantes, dessa forma tendo em vista os programas de auditoria para o melhor controle dessa contas.
PROGRAMAS DE AUDITORIA PARA AS CONTAS DO ATIVO
DISPONIBILIDADES – Normalmente os desfalques estão relacionados a estas contas, devendo ser testados os controles internos para decidir a profundidade necessária nos exames que permitam um julgamento seguro; as conciliações bancárias preparadas pela empresa devem ser revisadas, sendo fundamental a confirmação direta junto aos bancos, devendo, o auditor, atentar para as operações incomuns. Deve ser efetuada contagem surpresa de caixa e outros valores de liquidez imediata, assegurando-se, através do “Corte”, a exclusão ou inclusão com o fim de compatibilizar o saldo apresentado e a contagem realizada e, finalmente, após examinar operações subseqüentes e pesquisar as possíveis distorções na contagem de valores, verificar os saldos contábeis e dentro do critério de amostragem proceder ao exame das operações contabilizadas.
PROGRAMAS DE AUDITORIA DAS CONTAS A RECEBER E PROVISÃO PARA DEVEDORES DUVIDOSOS – A auditoria nesta área busca apurar se as contas são autênticas e se representam vendas efetivas e realizáveis, observando, ainda, as devoluções, descontos, abatimentos, ou quaisquer ônus sobre este direito e avaliando a prudência do saldo das contas a receber. Incluí-se neste procedimento o exame de adiantamentos a fornecedores, a funcionários e as duplicatas descontadas. A