Auditoria I
1) Comente as principais finalidades da avaliação dos sistemas contábil e de controles internos para o trabalho de auditoria e como devem ser documentados.
O sistema contábil e de controles internos compreende o plano de organização e o conjunto integrado de métodos e procedimentos adotados pela entidade na proteção do seu patrimônio, promoção da confiabilidade e tempestividade dos seus registros e demonstrações contábeis, e da sua eficácia operacional.
A finalidade da avaliação é determinar a natureza, oportunidade e extensão da aplicação dos procedimentos de auditoria.
O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter sido a auditoria executada de acordo com as normas aplicáveis.
Anotações: a avaliação do sistema contábil é fundamental para o planejamento, pois permite identificar o grau de organização do sistema contábil a fim de verificar os pontos mais críticos que necessitam de mais tempo e, assim, planejar as atividades em cima das necessidades identificadas. Podem ser documentados por email, documentos, etc.
2) Diante do desafio de realizar uma auditoria o auditor não deve deixar de realizar um bom planejamento de seus trabalhos. Desta forma, o “planejamento de auditoria” é um dos aspectos mais relevantes para a redução dos riscos de auditoria, bem como para assegurar que os seus objetivos sejam atingidos. Nesta perspectiva, defina planejamento de auditoria e descreva as suas atividades.
O planejamento da auditoria envolve a definição de estratégia global para o trabalho e o desenvolvimento de plano de auditoria. Esta estratégia deve definir o alcance, a época e a direção da auditoria.
Atividades:
1. O auditor deve estabelecer uma estratégia global de auditoria que defina o alcance, a época e a direção da auditoria, para orientar o desenvolvimento do plano de auditoria.
2. O auditor deve desenvolver o plano de auditoria, que deve incluir a