Auditoria Ficha de Leitura
Auditoria
Título: Identificação e avaliação de relatórios com foco nas Ressalvas apontadas pela auditoria externa em empresas do Seguimento têxtil.
Autores: Alair José da Cruz e Flávia Nonato dos Santos
Publicado pela Revista de Auditoria Governança e Contabilidade-RAGC
2014
Aluna: Talita Maria de Almeida , RGM 1208527
Prof.: Clóvis Filho
2º/2014
Diretrizes para Leitura e Análise do Artigo
Leia o artigo investigando os aspectos a seguir para produzir sua ficha de leitura.
Questão
Análise
Qual o problema que o autor levanta?
Quais são os motivos que levaram ao apontamento de ressalvas nos relatórios de auditoria externa de empresas brasileiras do setor têxtil.
Descreva em linhas gerais a proposta.
Identificar nos relatórios de auditoria externa, as ressalvas apontadas e os principais motivos de suas ocorrências, sendo mais específico, verificar se os motivos das ressalvas coincidem ou divergem em empresas de um mesmo setor, e ainda, se foram emitidos por empresas de auditoria diferentes.
Houve validação? Se sim, comente. Durante a análise dos relatórios de auditoria, foram identificados vários assuntos que levaram os auditores independentes a emitirem os relatórios de auditoria com ressalvas. Esses assuntos são demonstrados no gráfico 3 e suas definições na figura 1.
Quais as conclusões do autor?
Foi possível identificar que normalmente as ressalvas apontadas pelas auditorias ocorrem pelo não cumprimento às normas, pronunciamentos e legislação, o que impacta e resulta em uma escrituração contábil falha, e em demonstrações contábeis que não demonstram exatamente a situação da empresa. Dentre as principais normas que não foram observadas no setor de fios e tecidos estão a não observância ao CPC 01 – Valor Recuperável do Ativo, ao CPC 29 – Ativo Biológico e ao Princípio da Continuidade.
Percebe-se ainda que no decorrer do período algumas ressalvas voltam a acontecer, em algumas delas sequencialmente, no