auditoria contábil
O auditor contábil irá examinar e avaliar os registros e procedimentos contábeis, sistemática dos controles internos e observação das normas, regulamentos, princípios e legislações aplicáveis no que concernem à contabilidade. O processo será feito de forma organizada gerando evidências para o fins a que se destine, ajudar, pela análise dos documentos de auditorias anteriores ou pelos coligidos quando da contratação de uma primeira auditoria, no planejamento e na execução da auditoria; facilitar a revisão do trabalho de auditoria; registrar as evidências do trabalho executado, para fundamentar o parecer do auditor independente.
Os papéis de trabalho devem incluir o juízo do auditor acerca de todas as questões significativas, juntamente com a conclusão a que chegou, inclusive nas áreas que envolvem questões de difícil julgamento.
A forma e o conteúdo dos papéis de trabalho podem ser afetados pela natureza do trabalho; natureza e complexidade da atividade da entidade; natureza e condição dos sistemas contábeis e de controle interno da entidade; direção, supervisão e revisão do trabalho executado pela equipe técnica;metodologia e tecnologia utilizadas no curso dos trabalhos. Os papéis de trabalho padronizados podem melhorar a eficácia dos trabalhos,listas de verificação de procedimentos, cartas de confirmação de saldos, termos de inspeções físicas de caixa, de estoques e de outros ativos.
O auditor deve adotar procedimentos apropriados para manter a custódia dos papéis de trabalho pelo prazo de cinco anos, a partir da data de emissão do seu parecer.
A confidencialidade dos papéis de trabalho é dever permanente do auditor. Os papéis de trabalho são de propriedade exclusiva do auditor. Partes ou excertos destes podem, a critério do auditor, ser postos à disposição da entidade.
Os papéis de trabalho devem ser concisos, objetivos, claros, lógicos e completos.
A Compilação de informações incluem mapas preparados pelos departamentos de