Auditoria contábil
Podemos entender Auditoria Contábil como sendo o exame e a avaliação dos registros e procedimentos contábeis, da sistemática dos controles internos da organização e a observação das normas, regulamentos, princípios e legislações aplicáveis à organização e à contabilidade. De acordo com a definição de Jund (2002, p. 92), A auditoria das demonstrações financeiras destina-se ao exame e avaliação dos componentes dessas demonstrações, no que concerne à adequação dos registros e procedimentos contábeis, sistemática dos controles internos, observância das normas, regulamentos e padrões aplicáveis, bem como a aplicação dos Princípios Fundamentais de Contabilidade. Sendo assim, a afirmação do autor reforça a idéia de exame e controle que a auditoria exerce sobre os registros e demonstrações contábeis da organização.
PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS
A metodologia é a explicação detalhada, austera e exata de todo o ato desenvolvido no desenvolvimento do trabalho acadêmico. Detalha o tipo da pesquisa, o rumo seguido para tal feito, o preceito para obter os dados a serem trabalhados, enfim, de tudo aquilo que se utilizou no trabalho de pesquisa.
De acordo com Martins (2005, p.80), no que se refere à metodologia:
Corresponde ao estabelecimento das atividades práticas necessárias para a aquisição de dados com os quais se desenvolverão os raciocínios que resultarão em cada parte do trabalho final. Cada procedimento (ou grupo de procedimentos) é planejado em função de cada um dos objetivos específicos estabelecidos, ou seja, pensa-se a coleta de dados para cada problema expresso na forma de objetivo específico, os quais concorrerão para a consecução do objetivo geral.
Assim sendo, a metodologia está diretamente ligada com o objetivo da pesquisa, é o modo com o qual será conduzida a pesquisa, a forma de captação de dados e informações, de tal forma, que a metodologia é a "espinha-dorsal" de uma pesquisa, a forma com qual será trabalhado todos e quaisquer