Auditoria Contabil
FAFICH - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba
ATIVIDADES
Trabalho realizado no Curso de Ciências Contábeis pela Disciplina de Auditoria !, ministrada pelo Docente Marcos Ferreira e elaborado pelos discentes: Maria Aparecida, Angelita Alves, Orvandi Leandro
Goiatuba, março / 2014 – 7º Período de Ciências Contábeis.
FESG – Fundação de Ensino Superior de Goiatuba
FAFICH - Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas de Goiatuba
ELABORAÇÃO
DE
ATIVIDADES
Goiatuba, março / 2014 – 7º Período de Ciências Contábeis.
1)
2)
3)
4)
5)
6) Visando impedir o risco de perda da objetividade e do ceticismo do autor, é necessária a aplicação de algumas ações. Quais são elas?
Resp. Rotação do pessoal de liderança da equipe de auditoria a intervalos menores ou iguais a cinco anos consecutivos; e intervalos mínimo de três anos para o retorno do pessoal de liderança à equipe.
7) As entidades de auditoria prestam, usualmente, outros serviços para as entidades auditadas, entretanto não podem criar ameaças à independência da entidade de auditoria. Quais são os princípios básicos que devem fundamentar qualquer regra de independência do auditor?
Resp. O auditor não deve auditar o seu próprio trabalho; não deve exercer funções gerenciais na entidade auditada e não deve promover interesses da entidade auditada.
8) Quando há, ou é provável haver, um litígio entre as entidades de auditoria ou membro de sua equipe e a entidade auditada, pode ser criado o conflito de interesse. Uma vez avaliada, devem ser aplicadas algumas ações. Quais são elas?
Resp. Informar aos níveis superiores da entidade auditada a extensão e a natureza do litígio; informar, se aplicável, aos órgãos reguladores competentes a extensão e a natureza do litígio; se o litígio envolver um membro da equipe de auditoria, afastar