Auditoria Contabil
Princípios da Auditoria Contábil Financeira
O seu nome,
O número seu R.A. (Registro acadêmico),
O nome da disciplina (caso ela tenha uma sigla, coloque a sigla seguida do nome)
E o nome do professor.
Abril – 2012
João Pessoa - PB
Relação entre contabilidade e auditoria
A expressão “auditoria contábil” pressupõe que há relacionamento entre contabilidade e auditoria. A contabilidade produz informação que pode ser auditada em razão de ser quantificável, verificável e haver um critério ou padrão que possa ser utilizado neste confronto. Isto significa, portanto, que o auditor precisa conhecer a contabilidade para poder, criticamente, avaliar a informação e comunicar o resultado de sua opinião para terceiros interessados na informação contábil de uma empresa específica (auditada).
Auditoria Contábil
A auditoria é uma especialização contábil voltada a testar a eficiência e a eficácia do controle patrimonial implantada com o objetivo de expressar uma opinião sobre determinado dado.
A auditoria das demonstrações contábeis visa as informações contidas nessas afirmações, assim é evidente que todos os itens, formas e métodos que as influenciam também estarão sendo examinados. O exame da auditoria engloba a verificação documental, os livros e registros com características controladores, a obtenção de evidências e informações de caráter interno ou externo que se relacionam com o controle do patrimônio e a exatidão dos registros e as demonstrações deles decorrentes.
Metodologia auditorial
A metodologia dos trabalhos compreende os procedimentos, as técnicas e os métodos de aplicação utilizados no interesse de se atingir os objetivos previstos. Trata-se do conjunto de ferramentas ou técnicas compreendendo os procedimentos sistematizados assumidos pelos profissionais de auditoria para coleta dos elementos fáticos e os métodos analíticos empregados para alcançar os objetivos