psicologia escolar
"um campo de atuação do psicólogo (e eventualmente de produção científica) caracterizado pela utilização da Psicologia no contexto escolar, com o objetivo de contribuir para otimizar o processo educativo, entendido este como complexo processo de transmissão cultural e de espaço de desenvolvimento da subjetividade" (Martinez, 2003b, p. 107).
—Os processos educacionais acontecem em diferentes âmbitos.
# A classificação das formas de atuação do psicologo escolar pode ser feta em dois grupos: 'tradicionais' e 'emergentes'.
As formas de atuação “tradicionais”:
Avaliação, diagnóstico, atendimento e encaminhamento de alunos com dificuldades escolares. a importância do trabalho do psicólogo direcionado à compreensão da gênese das dificuldades escolares, elemento essencial para o delineamento das estratégias educativas e cujo acompanhamento, em parceria com o professor e com outros profissionais, constitui a via para a superação dos problemas detectados.
Orientação a alunos e pais:
(Orientação à alunos e país em relação às dificuldades escolares e a outros assuntos de interesse para o desenvolvimento do estudante). A orientação psicológica diferente da psicoterapia (que não é função de um psicólogo na escola) implica ações de aconselhamento em função das necessidades específicas do desenvolvimento do educando. Coordenação de grupos de orientação a país; orientação em grupo ou individual.
Orientação profissional: trabalho fundamental, no ensino medio. Baseada na utilização de testes para caracterizar habilidades e interesses dos alunos e, em função dos resultados, analisar quais as melhores opções de cursos ou de atividades.
Orientação sexual:
A orientação sexual também constitui uma forma específica da função de orientação na qual se têm produzido mudanças. Nesse sentido, da ênfase dada à informação sobre a sexualidade humana, os sentimentos afetivos nela envolvidos e os cuidados que devem ser considerados, passa-se,