ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO
Centro de Pesquisa e Pós-Graduação
Curso de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva
Jilmara de Almeida Anjos
Lílian Andréa Z. Zavala
Lílian Aranha dos Santos
Simone Braz Ishii
ATUAÇÃO DOS ENFERMEIROS DE UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA REABILITAÇÃO CARDIOVASCULAR EM PACIENTES APÓS INFARTO AGUDO DO MIOCÁRDIO.
Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização em Enfermagem em Terapia Intensiva, apresentado ao Centro de Pesquisa e Pós-Graduação do Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas, sob a orientação da Profª. Ms. Lucienne Dalla Bernardina.
São Paulo
2005
1. INTRODUÇÃO
As doenças cardiovasculares são responsáveis pelas principais causas de mortalidade no Brasil, sendo o infarto agudo do miocárdio o evento mais freqüente dentre as doenças isquêmicas do coração, atingindo cerca de 350 mil pacientes ao ano Instituto do Coração INCOR, (2000). Segundo SCHEICHER & SOLOUGUREN (2002), as doenças cardiovasculares foram responsáveis pela principal alocação de recursos públicos no ano de 2000 (R$ 821 milhões), além disso, entre os anos de 1991 e 2000 os custos atribuídos às doenças cardíacas aumentaram 76%. Ainda acrescentam que a avaliação da qualidade de vida após um episódio de infarto é muito importante, uma vez que estes pacientes apresentam alterações como instabilidade emocional, exclusão da vida social e diminuição da atividade sexual, além da demora de retorno as atividades laborais.
O conceito de infarto agudo do miocárdio (IAM), resulta da ruptura de uma placa aterosclerótica com exposição dos componentes da subintima da placa ao fluxo sanguíneo coronariano. A ativação de plaquetas ocorre quando o conteúdo da placa (incluindo colesterol e cálcio) interage com os componentes do sangue circulante, liberando tromboxano A2 (substância vasoconstrictora), que pode induzir ao espasmo localizado, o qual mais adiante, impede o fluxo