atuação do psicologo na psicologia social
Psicologia Social Comunitária
O Psicólogo Social atua junto a organizações comunitárias, instituições de saúde, instituições jurídicas, de direitos humanos e sindicatos, aplicando os conhecimentos, os métodos e técnicas psicológicas que levam a uma ação interdisciplinar e multiprofissional, permitindo uma análise crítica da realidade política e social, contribuindo para a prevenção de agravos, promoção da saúde, dos direitos humanos e da cidadania.
Suas ações envolvem:
Planejamento, avaliação, diagnóstico e execução de políticas públicas e programas comunitários;
Mediação e facilitação do processo de intervenção da equipe multiprofissional, nos contextos acima citados, privilegiando o processo grupal;
Pesquisa no âmbito social e comunitário;
Consultorias, assessorias e supervisão a organizações governamentais, não governamentais e privadas.
Quanto à atuação do psicólogo como trabalhador da Assistência Social, este tem como finalidade básica o fortalecimento dos usuários como sujeitos de direitos e o fortalecimento das políticas públicas. A atuação do psicólogo deve se voltar para a valorização dos aspectos saudáveis presentes nos sujeitos, nas famílias e na comunidade. A Psicologia, portanto, pode contribuir para resgatar os vínculos do usuário com a Assistência Social.
O psicólogo pode participar de todas as ações do CRAS e do CREAS (que são os equipamentos aonde são prestados os serviços da assistência), articulando a sua atuação a um plano de trabalho elaborado em conjunto com a equipe interdisciplinar. A oferta dos serviços deve ser planejada e depende do conhecimento do território e das famílias que nele vivem, suas necessidades, seus pontos fortes, bem como do mapeamento da ocorrência das situações de risco e de fragilidade.
A psicologia social é uma ciência que se traduz no estudo científico das manifestações comportamentais, originadas pela interação de uma pessoa com outras pessoas ou pela mera expectativa de tal