Atuação do fisioterapeuta no NASF
FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE PORTO VELHO
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NO NASF
PORTO VELHO
2014
O Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) é um programa que foi desenvolvido pelo Governo Federal, através da Portaria GM nº 154, de 24 de janeiro de 2008, com o intuito de apoiar a Estratégia Saúde da Família (ESF) desenvolvendo ações de prevenção e promoção da saúde, onde sua maior ênfase é a educação em saúde.
Existem dois tipos de NASF: tipo 1 e tipo 2. Cada um desses Nasf deve estar vinculado a um mínimo de oito e máximo de 20 equipes de ESF.
O NASF 1 deverá ser composto por, no mínimo cinco profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes entre: Médico Acupunturista; Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Médico Ginecologista; Médico Homeopata; Nutricionista; Médico Pediatra; Psicólogo; Médico Psiquiatra; e Terapeuta Ocupacional.
O NASF 2 deverá ser composto por no mínimo três profissionais de nível superior de ocupações não-coincidentes entre: Assistente Social; Profissional da Educação Física; Farmacêutico; Fisioterapeuta; Fonoaudiólogo; Nutricionista; Psicólogo; e Terapeuta Ocupacional. Apesar de o fisioterapeuta poder atuar nos três níveis de atenção à saúde, sua prática restringiu-se ao espaço terapêutico reservado ao tratamento das pessoas com acometimentos físico-funcionais, o que direcionou seu objeto de trabalho para a atenção curativa e reabilitadora. No entanto, o fisioterapeuta pode atuar em conjunto com os outros profissionais da Atenção Básica, desenvolvendo uma prática que contemple humanização e acolhimento dos usuários, atendimento compartilhado e educação em saúde, quebrando o paradigma de profissional apenas reabilitador. Este relato de experiência objetiva descrever a atuação do fisioterapeuta no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)
Com formação