ATUAÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL FRENTE AO CÓDIGO DE ÉTICA
O presente trabalho tem como objetivo o aprofundamento e reflexão sobre a nova relação do estado e da sociedade, considerando os aspectos éticos, político e social, no âmbito da política de seguridade social com ênfase na Politica Social de Proteção especial.
Serão tratadas também as atribuições desenvolvidas pelo assistente social, principalmente como essas são reconhecidas em seu cotidiano profissional. A analise partiu do Código de Ética, o Projeto Ético Político do Serviço Social e da Lei da Regulamentação da profissão.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 O projeto ético-politico profissional
O projeto profissional trata dos princípios que orientam atuação profissional do assistente social, seu relacionamento com os usuários, com as outras profissões e instituições. Ele é mais um texto informativo do que dissertativo; nesse sentido trata-se de uma projeção de interesses particulares de determinados grupos sociais diante da ordem social, ou seja, uma posição coletiva que pressupõe a construção de uma nova ordem societária sem denominação ou exploração de classe, etnia e gênero. Esse é o projeto ético politico adotado pela profissão, embora não seja hegemônico.
O projeto ético-politico aborda o reconhecimento da liberdade como valor ético central- a liberdade concebida historicamente, como possibilidade de escolher entre alternativas concretas, e é neste sentido que surge o compromisso com a autonomia, a emancipação e a plena expansão dos indivíduos sociais. Podemos entendê-lo como uma representação da imagem de uma profissão, elencam seus valores que a reconhecem socialmente, conceituam os seus objetivos, as suas funções, formulam os requisitos teóricos, metodológicos e interventivos, indicam suas normas profissionais, através das leis e estabelecem