atualidades
- Experiências Tarifa Zero
Em São Paulo essa nova proposta de governo foi divulgada em 1990, porém Projeto Tarifa Zero na Câmara, o governo municipal abriu nova frente de batalha: a municipalização do transporte coletivo.
A Tarifa Zero foi implantada em Potirembada, em São Paulo( 1998); Porto Real, Rio de janeiro; Hassalt, Bélgica; Changning, China; Corvallis, EUA;
Percebemos então que a experiência desses lugares demonstra que o fato de o cidadão ter aliviado esse custo no seu dia-a-dia, termina aumentando a demanda por esse serviço e diminuindo o transporte individual, que tem necessidade de mais avenidas, de túneis, de rodoanéis, enfim, os altos investimentos em infraestrutura.
Assim, o governo torna a investir em mais veículos circulando nas ruas. Esses investimentos poderiam ir reforçar o caixa para destinar a expandir e aperfeiçoar o sistema de transporte coletivo ou para a criação de novas formas de transporte.
- Possíveis desvantagens da Tarifa Zero
“Tarifa zero é um nome que exprime o limite da ideia que é o não pagamento da tarifa no momento em que se usa o transporte.” Com o intuito de fazer do transporte publico um direto de todos os cidadãos, o Tarifa Zero pretende democratizar o acesso ao transporte público sem cobrar do usuário no momento do uso, mas sim custeá-lo à partir orçamento publico.
Uma possível desvantagem do Tarifa Zero, seria um aumento significativo das taxas de impostos para que o transporte publico seja eficiente e de qualidade.
Outra desvantagem seria uma falta de controle de quantos passageiros foram transportados e quanto uma empresa deveria receber por seus serviços.
O custo dos transportes seria relevante para alguns cidadãos, assim independente de uma pessoa morar próximos de centros comerciais ou em bairros periféricos, o uso do transporte publico seria a melhor opção para se ir a qualquer lugar. Com isso, uma maior demanda de veículos para atender a todos, e consequentemente,