Atual conjuntura economica do BR
CONJUNTURA ECONÔMICA BRASILEIRA NA ATUALIDADE
O atual cenário da economia brasileira apresenta um quadro de estagnação. Problemas como inflação, desemprego, mudanças climáticas, déficit das contas publicas e escândalos de empresas como a Petrobras faz com que o ministro da fazenda apresente propostas mudanças em certo ponto drásticas para que a economia se recupere em 2016.
O Ministro Joaquim Levy apresentou propostas primeiramente de “ajuste” e posteriormente de “retomada” para o Brasil não entrar definitivamente em crise.
A etapa de ajuste consiste em duas importantes medidas elevação de tributos e o corte definitivo das despesas.
A segunda etapa contará com uma série de micro reformas sendo uma das mais importantes a reestruturação do setor elétrico.
Abaixo estão informações que demonstram a economia na atualidade.
- Indústria
A indústria brasileira enfrenta a pior crise da última década, com os resultados de 2014 se tornou evidente a acentuada queda da produção da indústria, fechou o primeiro trimestre com queda de 5,9%, o pior início de ano desde 2009.
Além da perda de ritmo de produção, a crise na indústria está cada vez mais disseminada. As quatro categorias econômicas pesquisadas tiveram retração, assim como 14 dos 24 setores.
De fevereiro para março, as perdas de maior peso para a indústria ficaram com veículos automotores (-2,9%), fumo (-3,6%) e equipamentos de informática (-4,1%).
Os ramos são afetados pela redução do consumo e do crédito.
Entre as categorias, a preocupação está no desempenho ruim dos bens de capital, termômetro dos investimentos e que inclui itens como veículos para transporte e máquinas.
Para agravar ainda mais a situação a indústria sofre ainda com o risco de racionamento de energia devido a falta de chuva nos últimos meses.
- PIB
No cenário macroeconômico previsão para o PIB no Brasil ,que representa a soma em valores monetários, de todos os bens e serviços finais produzidos, em 2015 é de retração de