Atua O Do Enfermeiro Na Unidade Basica
ALIMENTAÇÃO NA SAÚDE
Atuação do Enfermeiro na Unidade Básica
Adriana Valença Nascimento Tavares
Santos
Andrea Ribeiro
Edivânia Silva F.S. Mateus
Jaqueline S. Oliveira da Silva
Mônica dos Santos Mendonça
2/2014
Curso de Enfermagem, 6ª P
Introdução
A Estratégia de Saúde da Família (ESF) é uma proposta do Ministério da Saúde para a reorientação do modelo assistencial, a partir da organização da atenção básica, apostando no estabelecimento de vínculos e a criação de laços de compromisso e de corresponsabilidade entre profissionais de saúde e a população. O papel do enfermeiro em uma Unidade de Saúde, se desenvolve para apoiar e supervisionar o trabalho dos agentes comunitários de saúde
(ACS), assistir às pessoas que necessitam de cuidados, organizar o cotidiano da própria unidade, planejar ações e executar atividades juntamente à comunidade.
Introdução
Além disso, tem como atribuições a execução de ações na assistência básica de vigilância epidemiológica e sanitária, atenção à criança, ao adolescente, à mulher, ao trabalhador e ao idoso.
Desenvolvimento de ações para capacitação da sua equipe, oportunizar os contatos com indivíduos sadios ou doentes, visando promover a saúde, a qualidade de vida e contribuir para que o meio ambiente torne-se mais saudável.
O profissional da enfermagem
Realiza atividades com a equipe e a população, organiza o cotidiano dos serviços, planeja ações de promoção da saúde e prevenção de agravos. O trabalho do enfermeiro deve estar voltado também para as atividades clínicas da atenção básica de saúde, desenvolvido de forma a atender as necessidades de saúde de uma população. Deve-se levar em consideração o contexto social, histórico e econômico, de forma a promover a saúde. Para que isso seja possível, é preciso ver o usuário para além de suas necessidades biológicas por meio da escuta, do acolhimento, da relação humanizada, do vínculo, da responsabilização e do estímulo à autonomia.
Atribuições específicas