atrofago
7021 palavras
29 páginas
Biofísica de MembranasProf. Christopher Kushmerick
Dept. Fisiologia e Biofísica – ICB - UFMG
Objetivos
Ao final deste módulo, o aluno deverá ser capaz de:
1. Descrever a difusão em termos de suas origens físicas e as leis que relacionam fluxo com gradiente de concentração.
2. Descrever a estrutura da membrana plasmática das células animais e os mecanismos presentes para realizar o transporte seletivo de íons e solutos neutros.
3. Distinguir transporte transmembrânico passivo versus ativo e ativo primário versus ativo secundário. 4. Listar os principais componentes dos líquidos extracelulares e intracelulares nos mamíferos.
Citar as concentrações dos principais componentes inorgânicos (Na+, K+, Cl-, Ca2+ , etc) destes líquidos.
5. Definir “potencial eletroquímico” e “equilíbrio eletroquímico”. Calcular o potencial de equilíbrio para um íon dado o seu gradiente químico.
6. Descrever os principais gradientes eletroquímicos que existem através da membrana plasmática de mamíferos que são importantes para a geração dos fenômenos de bioeletricidade. Citar os mecanismos de transporte responsáveis para a manutenção destes gradientes. 7. Conceituar receptores de membrana para hormônios e neurotransmissores. Distinguir receptores ionotrópicos e receptores metabotrópicos. Citar as principais vias de sinalização iniciadas por receptores metabotrópicos e a sua relação com as membranas excitáveis.
8. Definir em termos fenomenológicos os seguintes tipos de potenciais (ou alterações de potencial) de membrana. Citar, em termos moleculares e eletroquímicos, as suas origens:
•
Potencial de repouso
•
Potencial de ação
•
Potencial sináptico
•
Potencial receptor, distinguindo receptores ionotrópicos e receptores metabotrópicos
Biofísica de Membranas – Prof. Christopher Kushmerick – ICB D4-168 - kushmerick@icb.ufmg.br
1
Bibliografia
Segue uma bibliografia indicada para a parte de soluções, tonicidade, pH e tampão e outra para a