A teoria da figuração de Wittgenstein
A TEORIA DA FIGURAÇÃO DE WITTGENSTEIN
Trabalho de Conclusão de Curso apresentado ao Curso de Graduação em Filosofia da Universidade Federal de Goiás para obtenção da Graduação.
Área de concentração: Filosofia da Linguagem
Orientador: André da Silva Porto
Goiânia
2007
WÂNIA MARIA RIBEIRO
A TEORIA DA FIGURAÇÃO DE WITTGENSTEIN
Trabalho de Conclusão de Curso para a obtenção de Graduação apresentado no Curso de Filosofia da Universidade Federal de Goiás, aprovado em ___________ de ___________________ de ___________, pela Banca Examinadora constituída pelos seguintes professores:
__________________________________________
Prof. Dr. André da Silva Porto - UFG
Presidente da Banca
__________________________________________
Profª. Drª. Araceli Rosich Soares Velloso - UFG
__________________________________________
Prof. Dr. Rogério Saucedo Correa - UFG
Resumo
A proposta de Wittgenstein no Tractatus é apresentar uma teria geral de todas as linguagens possíveis. Para tal, é preciso antes apresentar uma teoria geral das representações, teoria da figuração. Porque todas as intuições que estruturam a obra estão exatamente articuladas em uma teoria das representações. O objetivo do presente trabalho é apresentar justamente a teoria da figuração. Essa consiste em afirmar que todas as situações possíveis na realidade podem ser afiguradas, proposicionalmente ou não. Segundo Wittgenstein há um isomorfismo completo entre realidade e figuração. Não há nada na realidade que não possa ser afigurado, do mesmo modo que não há nenhuma figuração que não represente alguma situação na realidade.
SUMÁRIO
RESUMO....................................................................................................................................3