Atribuições da administração
O controle faz parte das quatro atribuições da administração. Que são planejamento, organização, direção e controle.
O controle é definido como uma função administrativa de mensurar se o objetivo esperado foi realmente alcançado dentro de uma organização.
A importância do controle nas organizações
O controle é uma ferramenta de fundamental importância para a sobrevivência de uma organização. Um sistema de controle visa prevenir ou corrigir ineficiências. E quando são eficazes apontam desvios em tempo hábil para permitir uma ação corretiva ou preventiva.
Existem três tipos de controle: estratégico, administrativo e operacional.
O controle estratégico produz informações de análise interna e externa. O administrativo tem foco nas áreas funcionais da organização (Produção, Marketing, RH, Finanças, etc) e produz informação especializada para cada área. Já o controle operacional tem foco nas atividades funcionais e o consumo de recursos por elas utilizados.
Os sistemas de controle eficazes adicionam valor à organização, aumentam a credibilidade de clientes, fornecedores e investidores. Servem também para proteger os ativos da organização, garantir o seu desenvolvimento e avaliar o resultado da operação.
Existe ainda o controle estratégico que monitora e avalia o processo de administração estratégica.
Conclusão
Enfim, um sistema de controle eficaz é o que tem a capacidade de, em tempo hábil, conferir a organização a possibilidade de prevenir ou corrigir um desvio. Objetivando minimizar as perdas e maximizar o lucro das organizações.
Referências bibliográficas
FLORIANO, José Cebaldir. A importância dos instrumentos de controle interno para gestão empresarial.
ALDAY, Hernan E. Contreras. O planejamento estratégico dentro do conceito de administração