Sociologia
QUESTÃO A
As Normas Brasileiras de Contabilidade exige do auditor independente o sigilo profissional em seus trabalhos, explique como deve ser mantido o sigilo e em quais motivos ele dever ser quebrado pelo Auditor Impendente.
QUESTÃO B
Entende-se como independência o estado no qual as obrigações ou os interesses da entidade de auditoria são, suficientemente, isentos dos interesses das entidades auditadas para permitir que os serviços sejam prestados com objetividade. Explique como a independência dever acontecer, quais as exigências e os tipos de ameaças que podem acontecer.
QUESTÃO C
A Revisão Externa de Qualidade pelos Pares constitui-se em processo de acompanhamento e controle de qualidade dos trabalhos realizados pelos auditores independentes, explique qual o objetivo, as características e como é gerado este relatório.
GABARITOS:
Questão A:
O sigilo do Auditor deve ser mantido em sua relação com a entidade auditada, órgãos reguladores, outros auditores e terceiros (como familiares e amigos) mesmo após o termino dos seus compromissos contratuais, deve ser mantido em todas as circunstancia e só deve fornecer informações com autorização previa assinada pela entidade auditada.
Questão B:
A independência surge da capacidade que a entidade de auditoria tem de julgar e atuar com integridade e objetividade, permitindo a emissão de relatórios imparciais em relação à entidade auditada, aos acionistas, aos sócios, e a todas as demais partes que possam estar relacionadas com o seu trabalho.
Ela exige independência de pensamento permitindo o auditor expressar sua opinião livre de quaisquer influencia, deve ser evitado fato e informações vinda de terceiros que possa comprometer a emissão do relatório A Independência pode ser afetada por ameaças de interesse próprio auto-revisão, defesa de