Atps
Um data warehouse é utilizado para armazenar informações relativas às atividades de uma organização de forma consolidada. Possibilita a análise de grandes volumes de dados, que são coletados a partir de sistemas transacionais (OLTP – Online Transaction Processing). É um Banco de dados organizado para dar suporte à tomada de decisões estratégicas da empresa. Enquanto o Data Warehouse usa dados de toda a corporação, os chamados data marts têm objetivo idêntico, mas em geral tratam apenas um assunto ou processo de negócio.
O conceito de Data Warehouse surgiu da necessidade de integrar dados corporativos espalhados em diferentes máquinas e sistemas operacionais, para que fosse possível tornar os dados acessíveis a todos os usuários dos níveis decisórios.
Missão do Data Warehouse
Para que possamos entender sobre a Missão do Data Warehouse, vamos analisar as seguintes questões:
“Nós possuímos montanhas de dados, no entanto, não conseguímos acessá-los.”
“Nós precisamos visualizar os dados de todas as maneiras possíveis.”
Ou seja, quebrar um conjunto de informações em partes menores, ou analisá-lo a partir de diferentes pontos de vista para que você possa entender melhor. Para isso, normalmente utilizamos o termo Slice ou dice, que trata-se justamente em decompor uma informação em partes menores para que possamos melhor entender o dado que está sendo analisado.
“É necessário facilitar o acesso às informações para os usuários de negócio.”
“Apenas mostre-me o que é importante.”
Uma das missões do data Warehouse é justamente consolidar os dados que são importantes para a tomada de decisão.
“Nós precisamos que as pessoas usem a informação para suportar uma tomada de decisão baseada em fatos.”
Quantas vezes por falta de dados as decisões são tomadas no que chamamos de “achômetro”?
No mercado corporativo atual não é mais possível levar semanas para o levantamento de indicadores que apoiem em determinadas decisões. Um mercado mais dinâmico