Atps
Leitura é o processo na qual o leitor realiza um trabalho ativo de compreensão e interpretação do texto. O sentido do texto não esta somente na junção de significados das palavras que o compõem, nem apenas no seu significado literal. Na leitura de uma mensagem escrita o leitor deve raciocinar continuamente para que os significados que não aparecem diretamente no texto sejam identificados.
“Ler significa ser questionado pelo mundo e por si mesmo, significa que certas respostas podem ser encontradas na escrita, significa poder ter acesso a essa escrita, significa construir uma resposta que integra parte das novas informações ao que já se é. (FOUCAMBERT, 1994, P.05)”. Construir novas opiniões dentro do que já existe.
Segundo Roch e Elias existem três concepções de leitura. A primeira é o foco no autor: o foco da leitura está voltado para o autor. O leitor desempenha o papel de captar as ideias. A segunda é o foco no texto: define leitura como processo de decodificação das ideias linguísticas. O texto é o espaço exclusivo da produção de sentidos. E a terceira é a interação autor texto leitor: onde a leitura é vista como atividade complexa na produção de sentido que é construído na interação.
Do leitor espera-se que processe, critique, contradiga ou avalie a informação que tem diante de si dando, sentido ao que vê. Para isso utilizamos estratégias de leitura que são os métodos utilizados pelos leitores para facilitar o processo de compreensão do texto. Os procedimentos adotados por cada um se diferenciam, visto que nem todos assimilam conhecimento da mesma forma.
Os autores Duke e Pearson identificaram os tipos de estratégias. São elas: Predição: antecipar fatos do texto utilizando o conhecimento da existente; Pensar em voz alta: verbalizar os pensamentos enquanto lê; Análise da estrutura textual: focar nas características do texto, como cenário, personagem, problema, etc.; Representação visual do texto: formar uma imagem mental do