ATPS
Nesta parte do capitulo vamos falar sobre algumas habilidades, começando pelas habilidades de lidar com o comportamento agressivo das crianças.
Enfatizamos alguns pontos importantes, tais como, conversar com a criança, mostrando que existem sentimentos fortes, que elas irão sentir, a partir daí ensina-los a falar quando o estão sentindo, para que dessa forma passamos ajudá-los a controlar, dizer verbos como “ Respire” , “ Acalma-se” .
Mostrar quais as consequências da agressão, mostrar o sentimentos que as vitimas sentem diante dessa postura.
Se for necessário devemos realizar a intervenção física, pegando a criança pela mão. Devemos também reconhecer as tentativas de controle das crianças.
É preciso incentivar brincadeiras saudáveis, interferir assim que ver aonde de diferente durante as brincadeiras, tais como tons de voz e expressões faciais.
Mostrar para a criança quais são as consequências de ela tiver uma postura agressiva, mostrar como o outro irá se sentir e se ele gostaria que a situação ocorresse com ele.
É muito importante elogiar e reconhecer quando a criança tiver um comportamento de empática e respeito com o próximo e sempre reforçar essa ideia.
No caso da agressão instrumental, devemos ensinar desde sempre a importância de compartilhar, dividir, ensinando também a negociar, realizar trocas, fazendo isso com situações do dia a dia, para que a criança possa ter posturas assim constantemente.
Na agressão hostil, temos que conversar com todos sobre o bullying, o definindo, fazer atividades sobre o assunto, falar sobre as sensações de quem sofre e os sentimentos de quem pratica.
Fazer um acompanhamento da criança que já sofreu ou sofre dessa agressão e conversar diariamente com quem pratica.
É importante criar regras juntamente com as crianças, conversando e negociando sobre o que é mais importante, assim fazendo com que eles entendam que aquilo o que for combinado com a sala, deve ser cumprido.
Devemos comunicar os familiares de tudo o que