Atps
CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
DISCIPLINA: Técnicas de Negociação
Melina Vieira de Oliveira RA: 6658360327
Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito parcial para conclusão da disciplina “Técnicas de Negociação”, sob orientação do Profº. Esp. Nelson.
PIRASSUNUNGA/SP
2013
[pic]
Nome: Melina Vieira de Oliveira RA: 6658360327
CURSO DE TECNÓLOGO EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS
Técnicas de Negociação
Etapa 1; Passo 1:
Segundo ELISABETH uma negociação requer o envolvimento voluntário de duas partes; a necessidade de uma solução conjunta de diferentes; a acutação por todas as partes de que a negociação é a maneira mais satisfatória para resolver suas diferenças.
MATOS, citado por MARTINELLI 2004, p. 39 mostra a importância de já existir uma identificação antes da negociação, que pode levar à existência de uma confiança mútua (tão importante no processo), ao afirmar: Esperar que as partes se encontrem, negociem e cheguem ao acordo, sem que haja aproximação anterior, conversação habitual, confiança mútua é, não só o ilógico, como uma arriscada aventura.
Para LEWICKI, citado por MARTINELLI 2004, p. 38 os negociadores estratégicos são superiores aos negociadores convencionais. Eles seguem regras específicas; a primeira delas é utilizar algum tempo para pensar nas negociações. A análise, porém, é necessária, independentemente de que a estratégia se irá utilizar na negociação. Aliás, a análise pode ser fundamental para se definir estratégia empregar. Ou seja, haveria implícito no raciocínio um objetivo de se conduzir a negociação para uma situação que fosse vantajosa para ambas às partes envolvidas. Com isso, a negociação estaria sendo levadas para uma situação ganha-ganha, procurando atender as necessidades básicas de ambas as