Atividade de auto- desenvolvimento - desenvolvimento econômico
Nos últimos dez anos, o agronegócio brasileiro, combinação da produção agrícola e pecuária, triplicou sua produção. O avanço espantoso da tecnologia e melhor aproveitamento das safras de inverno, período em que as grandes safras de grãos do verão liberam as terras para plantios de rotação. Além disso, do lado da pecuária, também há grandes melhorias em rendimento graças a avanço nos índices de conversão, além de constante melhoria genética e de trato. Entretanto a infraestrutura não acompanhou tais avanços, como as estradas, portos, rodovias e armazenagens. Quem acompanha todos os dias as notícias sabe a deficiência relativa a atraso de entrega de mercadorias entre outros agravos que prejudicam este sistema fluir. Apenas 10% da rede rodoviária do país são asfaltadas embora mais de 60% da produção agrícola e 80% da pecuária seja transportada em caminhões. O sistema ferroviário tem um sétimo do existente nos EUA, com interligação deficiente. O potencial hidrográfico não é explorado, apesar da rede fluvial brasileira ser 20% maior que a norte-americana. Nosso sistema portuário é caro e ineficiente e as filas para descarga podem chegar a 50 km nos portos no auge da colheita, com caminhões esperando até 20 dias.
A Saúde é um dos serviços mais precários de nosso país por não serem distribuídas verbas suficientes para esta área, e a ideia de criar um único sistema de saúde no país inteiro no caso o SUS, para que informações de históricos de paciente sejam integradas e não importa a região que ele estiver. Outra das questões Sociais é a Moradia, que é um direito humano. O problema de não ter uma moradia digna a toda a população ocasiona uma série de questões que vão desde a própria autoestima da população, que fica muito afetada, até ao agravamento da violência urbana.
A Cepal é uma das cinco comissões econômicas regionais das Nações Unidas (ONU). Foi criada para monitorar as políticas direcionadas à promoção do desenvolvimento econômico da região