Atps
Representar algebricamente as forças elencadas no Passo 4 da etapa anterior, utilizando a Segunda Lei de Newton, considerando que o elevador possui uma massa me; que este, operando em sua máxima capacidade, transporta uma carga adicional de pessoas mp e que o contrapeso utilizado no projeto possui uma massa mc. Esta equação descreverá os três estágios de operação de um elevador: 1) o início de seu movimento a partir do repouso; 2) o seu movimento com velocidade constante; e 3) a sua parada.
1)Repouso:
F-T=(Me+Mp)*a
2)Movimento com velocidade constante:
-Descendo
P-T+(Me+Mp)*a
-Subindo
T-P=(Me+Mp)*a
3)Sua parada:
Tt=Ta+Tb
Passo 2 (Equipe)
1 )Classificar os três estágios citados no passo anterior em: movimento retilíneo uniforme ou movimento retilíneo uniformemente acelerado.
2 )Pesquisar sobre os valores de tempo para a realização de cada um dos estágios acima citados. Utilizar as referência indicadas no Passo 1 da Etapa 1.
*velocidade recomendada para edifícios residenciais
Passo 3 (Equipe)
Escrever, para cada estágio citado no Passo 1 desta etapa, a aceleração como função das forças analisadas no Passo 4 da Etapa 1, e como função das massas me, mp, e mc
Fr = M*A
(Pc-t) =Mc*A
(Pc-T)=Mc
(Pe-T)=(me+Mp)*A
(Pe-T)=(Me + Mp)
Passo 4 (Equipe)
Elaborar um memorial descritivo, seguindo a padronização indicada nesta ATPS, contendo todas as informações avaliadas até o momento, e entregá-lo para o professor da disciplina.
Energia Cinética e Trabalho.
ETAPA 3
Esta atividade é importante para que você aprenda a calcular a energia utilizada na operação de um elevador. Para realizá-la, devem ser seguidos os passos descritos. Passos
Passo 1 (Equipe)
1 Determinar o fluxo de pessoas que utilizarão o elevador no edifício, considerando as Informações citadas no Desafio e a norma técnica pertinente.
A norma NBR-5665 Cálculo de Tráfego nos Elevadores, da ABNT, estabelece as condições mínimas a serem observadas no tráfego das instalações de