Atps
Nos 210 anos em que os jesuítas estiveram no Brasil construíram as escolas elementares, secundárias, seminários e missões. (As primeiras escolas que foi na Bahia e no Rio de Janeiro).
Um do mais famoso protestante da época foi Martinho Lutero, que contestou fortemente as ações da Igreja católica, pois ele era totalmente contra os dogmas que a igreja católica pregava, no qual se obrigou O concílio de Trento, reunião entre papas iniciou a contra reforma que tinha como objetivo impedir a divergência de opiniões religiosas que era representada pela religião protestante. Os jesuítas aqui no Brasil eram os - soldados de Cristo - através da catequese e da educação, serviriam à ação da Contrarreforma, compensando as perdas do catolicismo na Europa com a conversão das populações nativas do Novo Mundo.
Com a expulsão dos jesuítas a educação passou a ser de responsabilidade total do Estado, foram instituídas as aulas régias e os Estudos Menores que hoje conhecemos com o ensino fundamental e ensino médio. Mesmo depois que as escolas passaram a ser leigo o ensino da religião católica ainda era obrigatório. Marques de Pombal queria reformulara a educação Brasileira, mas passados anos o Brasil continuou a ser um país dependente e submisso à política de opressão e como consequência o analfabetismo, o ensino precário e restrito.
Os jesuítas ficaram até o ano de 1759,